Meio milhar de despedimentos em quatro meses

Os últimos quatro meses foram marcados pelo desaparecimento de 494 postos de trabalho no sector jornalístico da região em torno da capital espanhola, indicam dados do Observatório da Associação de Imprensa de Madrid (APM) divulgados a 7 de Julho.

Estes números resultam, em grande parte, do encerramento da Veo 7, dos expedientes de regulação de emprego na Prisa TV e nas antigas empresas do grupo Prisa e dos despedimentos na Marca TV.

Desde a sua criação, em meados de 2008, o Observatório da APM para o acompanhamento da crise já leva anotados 47 encerramentos de meios de comunicação, 16 expedientes de regulação de emprego e 46 cortes relativos a despedimentos e pré-reformas.

Recordando que os números divulgados seriam ainda mais elevados se se acrescentasse sectores como os das revistas profissionais e os gabinetes de comunicação, o Observatório da APM acrescenta que, nos últimos três anos, o número total ascende a 2451 despedimentos, 107 pré-reformas e 148 deslocalizações para outras funções.

Partilhe