Manuel de Almeida vence 7º Prémio Fotojornalismo Visão/BES

O repórter fotográfico Manuel de Almeida, da Lusa, foi o grande vencedor do 7º Prémio Fotojornalismo Visão/BES, com a imagem de um oficial das Nações Unidas a transportar em braços um polícia ferido, tirada a 25 de Maio de 2006 em Dili, capital de Timor-Leste.

O fotojornalista, de 46 anos, receberá 15 mil euros e um troféu desenhado pela artista plástica Susana Anágua por a sua fotografia ter sido considerada a melhor de entre as 6141 que concorreram à edição deste ano, enviadas por 215 fotógrafos.

Na conferência dada a 31 de Março no Centro Cultural de Belém, o júri – composto por MaryAnne Golon, directora de fotografia da “Time”, Jean-François Leroy, director do festival Visa pour L’image, e pelos fotojornalistas Kadir van Lohuizen, Moises Saman e Stanley Greene – frisou que a maioria das imagens concorrentes tinha pouca qualidade e instou os fotojornalistas portugueses a terem maior espírito de iniciativa e a agirem mais como uma comunidade.

Além do Grande Prémio para Manuel de Almeida, o júri distinguiu com 2500 euros e troféus concebidos pelo joalheiro Pedro Cruz e pela designer Rita Filipe cada um dos vencedores das categorias a concurso.

Assim, Manuel de Almeida ganhou na categoria Notícias, onde Nicolas Asfouri, da France Press, e Daniel Rocha, do “Público”, receberam menções honrosas, enquanto José Carlos Carvalho, então fotógrafo do “DN”, ganhou em Vida Quotidiana, secção onde couberam menções honrosas a Alfredo Cunha, do “JN”, e novamente a Nicolas Asfouri.

Em Reportagem, o freelancer Nelson d’Aires, da Kameraphoto, foi o vencedor, havendo lugar a menções honrosas para Pedro Nuno Vilela, do “Público”, e para Rodrigo Cabrita, do “DN”, profissional que recebeu ainda uma das duas menções honrosas em Desporto – a outra foi para o freelancer Nuno Fox –, categoria que não teve vencedor por decisão do júri.

João Carvalho Pina, freelancer da Kameraphoto, tirou o melhor Retrato, categoria em que Jordi Burch, da mesma agência, e António Luís Campos, da 4SeePhotographers, receberam menções honrosas. Os freelancers estiveram ainda em destaque em Espectáculo, onde o prémio principal foi para Paulo Freitas e a menção honrosa para Mário Princípe.

Por fim, na secção Natureza o vencedor foi João Paulo Coutinho, do “Jornal de Notícias”, com uma fotografia de um cavalo em busca de pasto após um incêndio no Gerês. Joel Santos, da Foto Digital, recebeu a menção honrosa.

As fotos vencedoras serão reunidas numa exposição que irá percorrer vários locais do País, em conjunto com a mostra do World Press Photo, tendo a organização ainda planeada a edição de um livro que, além dos premiados, irá incluir as imagens mais marcantes apresentadas a concurso.

Partilhe