Manifestantes ferem 14 jornalistas em Taiwan

Na noite de 10 de Abril, 14 jornalistas ficaram feridos devido a agressões de pessoas presentes numa manifestação antigovernamental frente ao palácio presidencial em Taipé, capital de Taiwan.

O motivo do ataque terá sido o facto dos agressores temerem que o governo os identificasse e processasse com base nas fotografias e nas filmagens da comunicação social, pelo que começaram a perseguir e atacar os fotógrafos e as equipas de televisão.

Um dos casos mais graves é o do operador de câmara Huang Hsin-hao, da estação de televisão Era News, que continua hospitalizado depois de ter levado 20 pontos, na sequência de um ataque de dez manifestantes.

O incidente foi já condenado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que se disse chocada com a violência contra os jornalistas e com o facto dos manifestantes terem associado a imprensa ao governo.

Um porta-voz da cidade de Taipé, Wu Yu-shen, instou os cidadãos a respeitar os média pois “os jornalistas estavam entre a multidão e as linhas policiais para dar ao público informação objectiva”, pelo que merecem “respeito do público e do governo”.

Partilhe