Manifestação de 300 fotógrafos contra novas leis antiterroristas

Mais de três centenas de fotojornalistas britânicos manifestaram-se frente à sede da New Scotland Yard, em Londres, para protestar contra novas leis antiterroristas que entraram em vigor no Reino Unido a 16 de Fevereiro.

As novas leis permitem a detenção e prisão de qualquer pessoa que capte imagens de agentes da autoridade e de alguns outros funcionários públicos “passíveis de serem úteis a uma pessoa que esteja a cometer ou preparar um acto de terrorismo”.

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Jornalistas britânico, Peter Murray, afirmou que a nova lei traz o perigo de os fotojornalistas serem alvo de processos criminais só por fazerem o seu trabalho, numa altura em que a sobrevivência financeira desta classe já é afectada pela redução dos orçamentos dos média para imagem e pelo recurso dos órgãos de comunicação aos chamados ‘jornalistas-cidadãos’.

Além dos jornalistas, as próprias autoridades contestam a validade da lei que entrou ontem em vigor, tendo a Federação da Polícia Metropolitana dito em comunicado que “partilha as preocupações de fotógrafos profissionais, de imprensa e não só, de que a nova legislação antiterrorista possa ser usada para justificar interferências indevidas em actividades legais”.

A referida federação defende a criação de um código de conduta para fotógrafos desenhado em conjunto pelo Ministério da Administração Interna e pelos vários órgãos profissionais que representam a polícia e os fotógrafos, de modo a que a lei seja mais explícita e menos aberta a interpretações erróneas.

“A polícia e os fotógrafos partilham as ruas e a Federação da Polícia Metropolitana quer sinceramente que tal continue a ocorrer harmoniosamente. As boas relações entre a polícia e os média beneficiam todos, incluindo o público, que é servido por ambos”, sublinha a organização policial.

Enquanto tal não acontece, e para que os profissionais saibam como actuar perante a nova lei, o NUJ prepara um seminário intitulado “Sou um fotógrafo não um terrorista: conhece os teus direitos”, a realizar a 26 de Fevereiro, em Londres.

Partilhe