Mandantes de assassinato de jornalista condenados na Colômbia

Os dois homens que contrataram um assassino para abater Orlando Sierra, editor-adjunto do diário colombiano “La Patria”, foram condenados a 28 anos de prisão no dia 16 de Maio.

O tribunal de Manizales considerou Luis Miguel Tabares e Luis Arley Ortiz culpados de pagar a Luis Fernando Soto Zapata para matar o jornalista, conhecido por investigar casos de corrupção. Orlando Sierra, de 43 anos, foi assassinado a 30 Janeiro de 2002.

Além da pena de prisão, a sentença judicial incluiu uma ordem de pagamento de 149 mil dólares de indemnização à família de Orlando Sierra.

Com o executante já a cumprir os 19 anos a que foi sentenciado e estes dois intermediários condenados a pesadas penas de prisão, falta apenas descobrir as outras pessoas implicadas no assassinato, pelo que o juiz solicitou ao Ministério Público a reabertura da investigação.

“Esta condenação mostra que a impunidade não é inevitável, e a sentença deve servir como exemplo e aviso a todos os predadores da liberdade de imprensa e todos aqueles que matam jornalistas”, comentou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Partilhe