Mais três jornalistas mortos no Iraque

Nos últimos quatro dias foram mortos mais três jornalistas no Iraque, aumentando para 36 o número de trabalhadores dos média mortos no país desde o início do ano, de acordo com as contas da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Em Bagdade morreram Rahim Al-Maliki, apresentador de programas culturais na Al-Iraqiya, vítima de um ataque suicida perto do Hotel Mansour, e o repórter veterano Hamid Abd Sarhan, profissional da agência noticiosa Iraqioun que foi morto a tiro quando regressava a casa.

Há ainda registo da morte de Zeena Shakir Mahmoud, jornalista de 35 anos ao serviço do “Al-Haqiqa”, jornal do Partido Democrático Curdo, assassinada a 24 de Junho em Mosul.

Além das vítimas mortais, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) dá conta da detenção de Imad Al-Khaza’i, correspondente da estação televisiva Al-Baghdadiyah em Diwaniya, que esteve detido durante várias horas por desrespeitar a proibição, decretada no mês passado pelo primeiro-ministro Nouri Al-Maliki, de se aproximar do local de rebentamento de uma bomba.

Partilhe