Mais jornalistas mortos no Iraque

No espaço de três dias, pelo menos quatro jornalistas foram mortos, ou descobertos sem vida, no Iraque, provocando reacções de condenação por parte de organizações como a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

A 5 de Abril, um telefonema anónimo levou a polícia iraquiana a dar com o corpo de Khamail Khalaf, repórter da Radio Free Iraq sequestrada dois dias antes num bairro de Bagdade. Três dias depois, foi a vez de aparecer na capital iraquiana o cadáver de Othman al-Mashhadani, repórter do jornal saudita “Al Watan” que havia sido raptado na quarta-feira anterior.

No sábado, um atentado suicida contra a Baghdad TV causou a morte do director-adjunto Thaer Ahmad Jaber e do jornalista estagiário Husain Nizaer, bem como ferimentos a onze outros funcionários da emissora, três dos quais permanecem em estado considerado crítico.

De acordo com a RSF, há ainda a registar a morte de Khamel Mohsin, apresentadora da Radio Sawa, raptada a 3 de Abril e descoberta sem vida no dia seguinte.

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) – que no seu comunicado acerca da situação no Iraque referiu a morte de quatro jornalistas – o número de profissionais da comunicação assassinados no Iraque desde o início do ano já vai em 23, ou seja, um a cada quatro dias.

Contudo, a organização fez questão de contrastar esta má notícia com uma outra, de solidariedade, dando conta de que o Sindicato de Jornalistas Iraquianos entregou mais de 60 mil euros – doados por sindicatos de jornalistas de todo o mundo e pelo governo iraquiano – a familiares de colegas de profissão mortos no Iraque desde 2003.

A FIJ assinalou ainda o quarto aniversário das mortes inexplicadas de três jornalistas a 8 de Abril, em Bagdade, na sequência de acções militares de tropas norte-americanas contra o Hotel Palestina e contra as instalações da Al Jazeera, voltando a exigir que os EUA apresentem relatórios credíveis sobre o que se passou naquele dia.

Partilhe