Ludo Goderis vence Concurso Europeu de Cartoon

O cartunista belga Ludo Goderis foi o vencedor do Grande Prémio do Concurso Europeu de Cartoon “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos”, no valor de 5000 euros, organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI).

O segundo prémio, no valor de 2500 euros, coube ao francês António Mongiello “NAPO”, enquanto o terceiro prémio, de 1500 euros, foi para Musa Gumus, da Turquia. O júri atribuiu ainda 12 menções honrosas a artistas da Bélgica, Bulgária, Espanha, Inglaterra, Moldávia, Polónia, Roménia, Turquia, Ucrânia, bem como ao jornalista e pintor português Agostinho Santos.

Organizada no âmbito da proclamação, pelo Conselho da Europa, de 2007 como Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, esta iniciativa pretende levar os europeus – e os portugueses em particular – a “reflectir com humor sobre um comportamento que afecta milhares de pessoas diariamente pela não-aceitação da diversidade e pela violação dos seus direitos, experimentando situações de exclusão e vulnerabilidade”.

O júri internacional, composto por Marlene Pohle (Presidente da Federação Internacional de Cartunistas), Luís Humberto Marcos (do MNI), Andreia Marques (do INR), Luís Gouveia (director de Marketing da DFJ Vinhos) e Xaquin Marin (director do Museo de Humor de Fene da Galiza), avaliou mais de meio milhar de desenhos de toda a Europa, tendo a maioria das participações sido oriundas de Portugal (com 85 trabalhos de 35 cartunistas distintos).

A apresentação pública dos desenhos vencedores ocorreu na manhã de 10 de Setembro no Palácio Foz, em Lisboa, numa sessão presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, e que contou com as presenças da Directora do INR, Luísa Portugal, do director do MNI, Luís Humberto Marcos, e de membros da Estrutura de Missão do Ano Europeu. A sessão de entrega dos galardões decorrerá em Lisboa durante o mês de Outubro.

Partilhe