Libertação dos jornalistas franceses pode estar para breve

A delegação do Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM), organismo representativo dos muçulmanos em França, declarou-se confiante na libertação próxima dos jornalistas Christian Chesnot e Georges Malbrunot, após uma reunião com o Conselho de Ulemas (principal organização religiosa sunita) em Bagdade.

“Voltamos com confiança e muita esperança. Há uma vontade dos raptores em libertar os jornalistas, simplesmente não sabem como o fazer”, afirmou Abdallah Zekri, representante da mesquita de Paris, ao início da tarde de 2 de Setembro.

Recorde-se que os sequestradores – que se intitulam Exército Islâmico do Iraque – exigem a revogação da lei que proíbe o uso ostensivo de símbolos religiosos nas escolas públicas francesas, e ameaçam matar os dois jornalistas se esta não for eliminada.

Este grupo assassinou o jornalista italiano Enzo Baldoni na semana passada, depois de Roma se ter recusado a retirar os cerca de três mil soldados que tem no Iraque.

Entretanto, dois funcionários do ministério do turismo palestianiano anunciaram que estão dispostos a ir até ao Iraque e servir de moeda de troca com os jornalistas franceses, como forma de exprimirem a sua gratidão para com a política francesa em relação à causa palestiniana.

Partilhe