Lettre Ulysses 2006 para Linda Grant

O livro “The People on the Street. A Writer’s View of Israel” valeu à jornalista britânica Linda Grant a vitória na edição deste ano do Prémio Lettre Ulysses, o único galardão mundial para a reportagem literária, no valor de 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros).

Publicado pela editora londrina Virago Press este ano, o livro parte de uma viagem da autora a Tel Aviv em 2003 e explora de forma sistemática e aprofundada a identidade judaica e a sua relação com o Estado de Israel, recorrendo para tal às linguagens e biografias dos habitantes daquele país, aos seus arquétipos e histórias, às suas dúvidas e esperanças.

O júri, que incluía o jornalista e escritor português Pedro Rosa Mendes, atribuiu o segundo prémio, no valor de 30 mil dólares (perto de 24 mil euros), ao francês Erik Orsenna, autor do livro “Voyage aux pays du coton. Petit précis de mondialisation”, que aborda os mecanismos da globalização numa viagem por “países de algodão” como o Mali, os Estados Unidos, o Brasil, o Egipto, o Uzbequistão, a China e a França.

Foi ainda premiada com 20 mil dólares (pouco mais de 15 mil euros) a jornalista colombiana Juanita León, terceira classificada e autora de “País de plomo. Crónicas de guerra”, um livro que aborda temas como o sofrimento da população rural, os esquadrões da morte, a incompetência do governo, o papel da economia da droga e a falta de humanidade crescente que se sente na sua pátria.

Os restantes finalistas deste prémio internacional, instituído em 2003 com o objectivo de chamar a atenção internacional para livros de reportagem literária sobre temas relevantes da actualidade, foram o austríaco Karl-Markus Gauß, a nepalesa Manjushree Thapa e os chineses Li Datong e Zhou Qing.

Partilhe