Leis antiterroristas silenciam vozes críticas no Sri Lanka

As autoridades do Sri Lanka estão a utilizar legislação antiterrorista para silenciar vozes críticas, denunciou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), destacando dois casos que envolvem profissionais da publicação semanal “Mawbima”.

O caso mais recente ocorreu a 26 de Fevereiro e afectou Dushantha Basnayake, director financeiro da Standard Newspapers Private Limited (empresa que detém o “Mawbima”), que foi interrogado durante quatro horas antes de ser detido pela Divisão de Investigação Terrorista (TID).

Segundo a FIJ, a detenção de Basnayake mostra à comunidade internacional que “as autoridades do Sri Lanka estão a abusar das leis antiterroristas para tentar acabar com as críticas”, uma vez que o “Mawbima” é conhecido no país pela sua resistência a tácticas de intimidação do governo, incluindo investigações fiscais, destinadas a fazê-lo alterar a linha editorial.

Antes deste caso, as autoridades já haviam detido a 22 de Novembro de 2006 a jornalista Munusamy Parameshawary, também ela profissional do “Mawbima”. Apesar de não lhe terem sido feitas quaisquer acusações concretas, a repórter de 23 anos está detida desde então e, caso não seja libertada entretanto, passará a 3 de Março a sua centésima noite na prisão.

Partilhe