Junta militar birmanesa liberta três jornalistas

Os jornalistas Zaw Thet Htwe, Thein Tan e Aung Myint foram libertados a 3 de Janeiro, juntamente com milhares de outros presos, pela junta militar da Birmânia, noticiaram a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a Associação de Média da Birmânia (BMA).

De acordo com a rádio estatal, Zaw Thet Htwe e Aung Myint foram libertados por “bom comportamento e contribuição para o Estado durante o seu encarceramento”.

O primeiro era editor da bem sucedida revista de futebol “First Eleven”, famosa pela sua linha editorial independente, e chegou a ser condenado à morte, enquanto o segundo era mais conhecido pelo nome de Phyapon Ni Loan Oo e estava preso desde 14 de Setembro de 2000, por ter divulgado à imprensa estrangeira informações sobre a Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

Quanto a Thein Tan, de 74 anos, estava preso desde 1990, altura em que foi condenado a dez anos de prisão por artigos sobre a morte de quatro manifestantes, tendo as autoridades prolongado a pena por tempo indefinido em Dezembro de 2000.

Congratulando-se com estas três libertações, a RSF e a BMA instaram o governo do general Soe Win a libertar nove outros jornalistas presos injustamente pelos anteriores serviços secretos militares.

Partilhe