Jornalistas sequestrados em Gaza libertados

Os jornalistas franceses Caroline Laurent, da revista “Elle”, e Alfred Yaghobzadeh, da agência fotográfica SIPA, e o sul-coreano Yong Tae-young, da televisão pública KBS, foram libertados após 22 horas de sequestro, num hotel de Gaza, como reféns de alegados elementos das Brigadas de Jericó da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP.

O sequestro foi uma represália pelo ataque israelita contra uma prisão na cidade de Jericó para capturar o dirigente da FPLP Ahmad Saadat, acusado de envolvimento no assassinato do ministro do Turismo de Israel Rehavam Zeevi em 2001.

A tendência crescente que se tem vindo a verificar no território para o rapto de estrangeiros, alguns dos quais jornalistas, suscitou o protesto do Sindicato dos Jornalistas Palestinianos, em Gaza, da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Além dos raptos de terça-feira, ocorreu ainda uma tentativa de invasão dos escritórios da rede televisiva alemã ARD em Gaza, que provocou alguns danos materiais.

Partilhe