Jornalistas Luso-Galegos discutem inovações

Os presidentes do Sindicato dos Jornalistas e do Conselho Deontológico, respectivamente Alfredo Maia e Oscar Mascarenhas, participaram no 3.º Encontro de Jornalistas do Norte de Portugal e da Galiza, que se realizou em Viana do Castelo em Outubro de 2000. No decorrer do encontro, intervieram com duas comunicações.

Jornalistas, empresários e formadores da Galiza e do Norte de Portugal reuniram-se, em 27, 28 e 29 de Outubro de 2000, em Viana do Castelo, para reflectir sobre as alterações no sector e estabelecer novas formas de cooperação.

Organizado pelo Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) do Porto, em parceria com o Colégio Professional de Jornalistas da Galiza, o 3.º Encontro de Jornalistas do Norte de Portugal e da Galiza debateu as novas funções e profissões dos novos média.

O presidente da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, que apresentou sobre aquele tema uma comunicação (que transcrevemos na íntegra em subdirectório próprio), defendeu que as alterações e inovações tecnológicas no sector não podem constituir pretexto para diminuir ainda mais os direitos dos jornalistas.

No mesmo encontro, o presidente do Conselho Deontológico, Oscar Mascarenhas, criticou (em comunicação que apresentamos integralmente noutro subdirectório), a tendência para um exercício do que designou «jornalismo do patrão», que representa uma cedência aos interesses meramente comerciais.

Além de um painel de balanço da acção dos provedores dos leitores peninsulares, o encontro constituiu um espaço de diálogo entre responsáveis de formação de ambas as regiões sobre as possibilidades de cooperação.

A cooperação empresarial e a problemática da informação e as audiências foram objecto de dois seminários no âmbito desta iniciativa.

Partilhe