Jornalistas libertadas no Afeganistão

Melissa Fung, repórter da CBC/Radio Canada sequestrada desde 12 de Outubro no Afeganistão, foi libertada ao final do dia 8 de Novembro, sem que qualquer resgate tenha sido pago aos seus raptores, garantiu o primeiro-ministro canadiano Stephen Harper.

O rapto da jornalista nunca tinha sido notícia no Ocidente a pedido da CBC/Radio, que quis desta forma evitar pôr em perigo as negociações com vista à libertação da sua funcionária.

Saudando a libertação da jornalista canadiana, o coordenador do programa asiático do Comité para a Protecção dos Jornalistas, Bob Dietz, lembrou contudo que “o rapto dela é apenas um incidente no que se tornou já uma rotina de sequestros e ataques, não só a jornalistas e voluntários estrangeiros como também a repórteres afegãos”.

De facto, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) deu conta de um outro caso igualmente silenciado por motivos de segurança e que envolveu a jornalista holandesa Joanie de Rijke, no Afeganistão ao serviço da revista belga “P-magazine” e que esteve refém de um grupo armado entre 1 e 7 de Novembro.

Partilhe