Jornalistas gregos em luta por sistema de segurança social justo

Os sindicatos de jornalistas da Grécia decidiram juntar-se à greve de 24 horas marcada para hoje, 19 de Março, pela Federação Geral de Trabalhadores Gregos, os Sindicatos dos Trabalhadores da Administração Pública e os centros sindicais, exigindo a preser

Este protesto segue-se a mobilizações da classe em Novembro de 2007 e Fevereiro de 2008, e conta com o apoio da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), segundo a qual “esta longa luta mostra a determinação dos sindicatos e a importância da questão”.

As exigências dos jornalistas passam pela retirada da legislação contra os direitos dos trabalhadores, a preservação de um sistema de fundos de saúde e reforma independente, autónomo, autogovernado e auto-suficiente em termos financeiros, bem como o fim imediato da utilização dos recursos financeiros dos fundos de reforma e de saúde da classe para outros fins.

Recorde-se que em 2006 os jornalistas portugueses também foram alvo de medidas parecidas por parte do Governo socialista liderado por José Sócrates, que acabou com o sistema de comparticipações de despesas de saúde da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas. A decisão foi impugnada judicialmente pelo Sindicato dos Jornalistas, estando o processo a decorrer.

Mensagens de solidariedade para com os grevistas gregos podem ser enviadas para os endereços de correio electrónico dralli@esiea.gr e/ou famellos@esiemth.gr.

Partilhe