Jornalistas franceses presos no Paquistão

Marc Epstein e Jean-Paul Guilloteau, do semanário francês “L’Express”, foram detidos na noite de 16 de Dezembro em Carachi, no Paquistão, por alegada violação das regras de imigração do país.

O jornalista Marc Epstein e o fotógrafo Jean-Paul Guilloteau viram o seu material de trabalho confiscado pelas autoridades e foram detidos por não terem visto para a cidade de Quetta, aonde se deslocaram para um trabalho de investigação que exigia discrição.

Os dois repórteres tinham vistos válidos apenas para Carachi, Islamabad e Lahore, mas mesmo assim partiram para Quetta a 9 de Dezembro, tendo regressado a Carachi dia 14.

Os jornalistas, cuja representação em tribunal está a cargo de um advogado paquistanês contratado pelo consulado francês em Carachi, enfrentam uma pena até três anos de prisão.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) exigiu de imediato a libertação dos jornalistas, alegando que as restrições às viagens internas são obstáculos às investigações de jornalistas estrangeiros, e instou o governo paquistanês a rever a legislação nesta matéria.

A organização manifestou ainda a sua preocupação com a ausência de informações sobre o paradeiro de Khawar Mehdi Rizvi, o jornalista paquistanês que acompanhou os dois franceses a Quetta.

Ambos os jornalistas têm experiência de reportagem no Paquistão, sendo que Marc Epstein recebeu em 2001 o Diplomatic Press Prize, por uma reportagem que fez com Khawar Mehdi Rizvi sobre a situação das áreas tribais paquistanesas.

Partilhe