Jornalistas europeus enfrentam o desafio das novas tecnologias

Uma sondagem dada a conhecer no final da semana passada indica que 40 por cento dos jornalistas europeus não se consideram preparados para os desafios colocados pelas novas tecnologias de comunicação.

Neste estudo, que encerra a primeira fase do projecto ReporStag-e – organizado por um consórcio de organizações de jornalistas, de investigação e de formação, e financiado pelo programa Leonardo, da Comissão Europeia –, os jornalistas dizem precisar de mais formação em áreas como a pesquisa na Internet, o uso de bases de dados online e a fotografia digital.

Embora seja dirigido a todos os jornalistas que pretendam melhorar as suas capacidades e o seu à-vontade com as novas tecnologias, o ReporStag-e tem como alvo preferencial os profissionais que vão a meio da carreira e os jornalistas freelance, os dois grupos mais afectados pela rápida evolução tecnológica.

O próximo passo do ReporStag-e será criar um “centro de formação virtual” – um sítio na Internet – para jornalistas que precisem de melhorar os seus conhecimentos sobre tecnologias de informação.

O conteúdo dessa escola de formação virtual está em desenvolvimento e estará pronto para os primeiros testes na Primavera de 2004. Quem quiser ajudar a avaliar os módulos de formação e contribuir para o produto final pode registar-se em www.reporstage.org.

Partilhe