Jornalistas etíopes sob pressão

O Supremo Tribunal da Etiópia intimou, a 7 de Julho, três responsáveis de jornais etíopes a revelarem o nome de um advogado citado sob anonimato nas suas publicações criticando uma recente decisão judicial.

Um dos jornalistas, Tamrat Serbesa, chefe de redacção do “Satanaw”, chegou mesmo a ser detido por algum tempo, estando agora obrigado, tal como Andualem Ayle e Tesfa Tegen, do “Ethiop”, a comparecer perante o Tribunal no próximo dia 22 de Julho. Todos estão ameaçados de prisão se não revelarem o nome da sua fonte.

De acordo com o Comité de Protecção de Jornalistas (CPJ), o clima de intimidação e repressão da imprensa acentuou-se desde as eleições legislativas de 15 de Maio. A aprovação de nova legislação contra jornalistas que atentem contra a “reputação e dignidade” de membros do governo ou de outros cidadãos veio agravar ainda mais a situação.

“O CPJ está seriamente preocupado com a possibilidade de o governo usar as leis repressivas para calar e intimidar jornalistas que tentam fazer o seu trabalho”, afirmou a directora executiva da organização, Ann Cooper, sublinhando que “as autoridades etíopes devem reconhecer publicamente o direito dos jornalistas a informar o público e a exprimir críticas sem medo de represálias”.

Partilhe