Jornalistas do grupo Guardian em greve

Os jornalistas de uma empresa do grupo Guardian Media, a Greater Manchester Weekly Newspapers vão estar em greve durante seis dias, em protesto contra os baixos salários e o não-reconhecimento, pela administração, do sindicato National Union of Journalists (NUJ). É a primeira vez que uma empresa do grupo Guardian se recusa a reconhecer esta organização sindical.

A paralisação dos jornalistas da Greater Manchester Weekly Newspapers decorrerá nos dias 16, 17, 23, 24 e 30 de Abril, terminando a 1 de Maio.

Na origem do protesto estão os baixos salários praticados naquela companhia, onde os jornalistas abaixo da categoria de editor-adjunto ganham entre 10 486 e 17 692 libras anuais.

De acordo com uma investigação publicada em Junho de 2001 no «Guardian», os vencimentos na ordem das 17 mil libras anuais são comuns em sectores como o retalho ou a alimentação. É o ordenado médio de um «manager» de um McDonalds, por exemplo.

Os jornalistas filiados no National Union of Journalists (NUJ) decidiram-se pela greve, por unanimidade e por voto secreto, após a administração se ter recusado a aumentar os jornalistas em mais de 2,5 por cento, quando a proposta dos trabalhadores era de 7,5 por cento. No ano passado, a Greater Manchester obteve um lucro absoluto de 12,4 milhões de libras, já com os impostos incluídos.

Após tomar conhecimento da decisão dos jornalistas, a administração da companhia decidiu não reconhecer mais o NUJ.

A paralisação afectará publicações como o Rochdale Observer, Asian News, Middleton Guardian, Haywood Advertiser, Rossendale Free Press, Accrington Observer, Oldham Advertiser e Salford Advertiser.

O sindicato britânico questiona a Greater Manchester Weekly Newspapers, recordando que os principais média do grupo, o «Guardia» e o «Observer», criticam frequentemente empresas por actos de gestão como os agora praticados nesta companhia.

O NUJ convidou todos os que quiseram associar-se a este protesto a assinar uma carta endereçada ao presidente do grupo Guardian, Hugo Young, na qual os subscritores referem que boicotarão o «Guardian» nos seis dias em que decorrer a greve.

Mensagens de apoio aos grevistas poderão ser enviadas através do endereço badlypaid@hotmail.com

Partilhe