Jornalistas de Macau formam associação

A Região Administrativa Especial de Macau conta, desde 8 de Junho, com uma nova Associação de Jornalistas. Os 32 sócios fundadores são na sua maioria representantes da imprensa de língua portuguesa sediada na Região.

De acordo com os estatutos da Associação de Jornalistas, citados pela agência Lusa, a nova entidade propõe-se, entre outros objectivos, defender e promover o livre exercício da profissão, a liberdade de imprensa e o acesso às fontes, favorecer e incrementar o bom entendimento e a solidariedade entre os seus associados e promover e apoiar a organização de cursos de formação e requalificação profissional, bem como editar publicações que se mostrem de interesse para a profissão.

Além dos jornalistas, podem ser sócios todos os profissionais ou os que da comunicação social façam a sua actividade principal em órgãos de comunicação social de Macau.

O processo eleitoral para os órgãos dirigentes da nova associação terá lugar logo que esteja completo o processo legal da respectiva constituição.

Em Macau existem actualmente, com esta nova formação, seis associações e clubes de jornalistas.

Partilhe