Jornalistas da Guatemala exigem segurança

A Associação de Jornalistas da Guatemala (APG, na sigla em castelhano) exigiu ao governo, a 25 de Junho, garantias de segurança para os profissionais dos média, condenando as recentes agressões policiais a alguns dos seus associados.

Em carta aberta dirigida ao Ministério da Governação, Carlos Vielmann, a presidente da APG, Ileana Alamilla, pediu que se cumpra com as obrigações constitucionais e se vele para que as autoridades sob o seu comando respeitem o trabalho dos jornalistas.

Repudiando os sucessivos casos de agressões físicas e verbais de que são vítimas os trabalhadores dos média por parte dos agentes da Polícia Nacional Civil, Ileana Alamilla recordou ao ministro que o Gabinete de Segurança sob a sua tutela “deve ser um exemplo de respeito ao Estado de Direito e às garantias constitucionais, para além de velar pela aplicação de políticas adequadas à segurança dos cidadãos”.

A presidente da APG considerou ainda lamentável que, para além da vulnerabilidade em que se encontram no seu trabalho, os jornalistas tenham ainda de precaver-se da agressividade dos agentes policiais, que era suposto protegerem-nos.

O incidente mais recente ocorreu quando jornalistas que cobriam um homicídio foram agredidos verbal e fisicamente por agentes da autoridade, que chegaram mesmo a tentar algemar um repórter fotográfico alegando que este tinha alterado a cena do crime.

Segundo a APG, este ano já se registaram vários casos que atentam contra a liberdade de expressão envolvendo agentes policiais e funcionários de instituições governamentais.

Partilhe