Jornalistas da América Latina podem criar um canal de TV

O escritor anglo-paquistanês Tarik Alí sugeriu, num encontro realizado na Venezuela, que os jornalistas da América Latina criem o seu próprio canal de televisão, a exemplo do que sucede no Médio Oriente com a Al Jazeerah.

“Na América Latina há jornalistas com mentalidade independente que não querem trabalhar para os média do Estado, mas que também não querem fazer parte das corporações privadas, e podiam fazer um esforço para encontrar um satélite que funcione para esta região e criar a sua própria rede a que poderiam chamar Al Bolívar”, afirmou Tarik Alí, citado pelo jornal “El Universal” de 29 de Julho.

O escritor lembrou que a Al Jazeerah foi criada por “antigos profissionais árabes que trabalhavam na BBC de Londres e que não quiseram lá continuar”, e fez notar que a maioria da população árabe vê aquela estação porque, apesar de a BBC e a CNN poderem mostrar as mesmas imagens, a televisão árabe dá outra perspectiva do mesmo acontecimento. “Isto é muito importante para que as pessoas possam pensar e os cidadãos devem ter por onde escolher”, afirmou Alí.

O debate sobre o papel da comunicação social decorreu no âmbito de uma iniciativa de solidariedade com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, particularmente hostilizado pelos média privados do país na campanha em curso para o referendo revogatório presidencial a realizar a 15 de Agosto. Chávez recebeu um documento de apoio subscrito por várias personalidades, entre as quais o bispo brasileiro Tomás Balduiño, o cantor catalão Manu Chao, o linguista norte-americano Noam Chomsky e o escritor uruguaio Eduardo Galeano, em que se reivindica “o direito do povo venezuelano de decidir o seu próprio destino.

Partilhe