O governo indonésio autorizou os jornalistas estrangeiros e o pessoal das organizações humanitárias a entrar na região de Aceh, por forma a permitir a cobertura noticiosa e a ajuda às populações afectadas pelo sismo de 26 de Dezembro.
Para entrarem nesta região da Indonésia, os jornalistas estrangeiros baseados em Jakarta terão primeiro de obter autorizações junto das autoridades militares indonésias, enquanto os restantes terão de enviar pedidos por escrito, os quais poderão levar até duas semanas a processar, revelou o secretário de Estado da Segurança Social da Indonésia, Sutedjo Juwono.
Recorde-se que esta região tem estado interditada a estrangeiros desde que, em Maio de 2003, a Indonésia enviou tropas para combater o movimento de libertação de Aceh (GAM).
Dois dias depois da tragédia, a 28 de Dezembro, o GAM declarou um cessar-fogo, por forma a permitir o auxílio às populações afectadas, tendo o governo indonésio acedido e autorizado a entrada de pessoal humanitário e jornalistas mediante acreditação prévia junto das autoridades, para que os seus movimentos possam ser controlados.