Jornalistas andaluzes concentram-se em defesa do emprego

Os jornalistas da Andaluzia marcaram para esta semana duas concentrações em defesa do emprego e da dignidade profissional, a primeira em Málaga, ao meio-dia de 12 de Março, e a segunda em Sevilha, no dia seguinte às 12h30.

A organização das concentrações é da responsabilidade das associações de imprensa destas duas cidades – a Associação da Imprensa de Málaga e a Federação Andaluza de Associações de Imprensa – e apoiada pelo Sindicato de Jornalistas da Andaluzia (SPA).

A mobilização surge na sequência da divulgação do Relatório Anual da Profissão Jornalística, segundo o qual há em Espanha um total de 3427 jornalistas desempregados e outros 4374 à procura de emprego, prevendo-se 3000 despedimentos no sector em 2009.

Por esse motivo a Federação de Sindicatos de Jornalistas espanhola (FeSP) reagiu ao anúncio de que a Associação de Editores de Diários Espanhóis (AEDE) vai solicitar ajudas ao Estado para superar a crise no sector, apelando ao governo para que só apoie as empresas que cumpram requisitos que promovam a sustentabilidade das empresas e o respeito pelos direitos dos trabalhadores.

Mais concretamente, a FeSP referiu medidas como o compromisso de manter os postos de trabalho, a apresentação de planos de viabilidade acordados com os trabalhadores, respeito pelos direitos laborais, planos dignos para os estágios dos estudantes e Conselhos de Redacção que assegurem a pluralidade interna e a independência profissional.

Partilhe