Jornalistas alemães agredidos em França

Uma equipa alemã de jornalistas foi atacada e viu ser-lhe confiscado o material de filmagem por polícias franceses, quando fazia a cobertura de uma acção anti-racista em Estrasburgo. A Federação Europeia de Jornalistas condenou este abuso da autoridade praticado pelas forças de segurança de um país da União Europeia.

A agressão aos jornalistas teve lugar a 24 de Julho. De acordo com o relato dos membros da equipa de filmagens, que incluía dois jornalistas filiados no sindicato germânico Deutsche Journalisten Union, a polícia lançou granadas de gás lacrimogénio, a curta distância dos jornalistas, que foram agredidos a seguir, apesar de terem mostrado as respectivas carteiras profissionais.

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) condenou este “ataque brutal e injustificado”. Gustl Glattfelder, presidente da FEJ, disse que acções deste tipo são sempre “um ataque à liberdade de Imprensa. É extraordinário que isso tenha acontecido num país da União Europeia”.

A FEJ, em cooperação com o sindicato alemão e com o apoio de organizações sindicais em França, pediu ao Governo de Paris que investigue o caso, responsabilize os agressores e devolva ao jornalistas o material confiscado.

Partilhe