Jornalistas agredidos no Azerbaijão

Os graves incidentes ocorridos no Azerbaijão na sequência das eleições presidenciais atingiram 73 jornalistas e outros profissionais de órgãos de comunicação. A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou o ocorrido, considerando a situação inaceitável.

Os distúrbios começaram após a Comissão Eleitoral do Azerbaijão ter divulgado dados preliminares que davam 80% dos votos a Ilham Aliyev, filho do presidente Heydar Aliyev, enquanto Isa Gambar, candidato do partido Musavat, na oposição, recolhia apenas 12% dos sufrágios.

Os resultados, alegadamente fraudulentos, deram origem a manifestações de protesto em Baku, entre 15 e 17 de Outubro, durante as quais 73 jornalistas e outros profissionais de órgãos de comunicação viram o seu equipamento confiscado ou foram detidos e agredidos pela polícia ou por manifestantes.

No dia 16, forças policiais tomaram as instalações do diário da oposição “Yeni Musavat” e a equipa do jornal foi forçada a mudar-se para a redacção de outro periódico da oposição, o “Azadlia”, em Ugurlu. A polícia deteve mesmo dois trabalhadores do “Yeni Musavat”.

Na mesma data, a televisões locais mostraram Azer Qarachenli, jornalista do semanário de Baku “Avropa”, a ser levado por polícias de intervenção mascarados durante um confronto com manifestantes. A FIJ exige saber o paradeiro do jornalista e sublinha que se está perante a um atentado à imprensa e à democracia.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), por seu lado, denunciou que dois outros jornalistas – Sayaf Gadoriv e Teymur Imanov, do diário “Yeni Musavat” – foram detidos à margem do processo eleitoral, e que vinte mil cópias dos jornais da oposição “Yeni Musavat”, “Azadliq”, “Hurriyet” e “Baki Habar” foram retirados dos postos de venda em diversas cidades do país.

Entretanto, a agência noticiosa Turan revelou que foram agredidos os seus jornalistas Elkhan Kerimov e Emin Huseynov, bem como Azer Hasret, secretário-geral da Confederação das Organizações de Jornalistas, e profissionais da agência Interfax-Azerbaija e de diversos jornais azeris.

Partilhe