Jornalistas agredidos na Bolívia

Jornalistas bolivianos foram agredidos, a 5 de Julho, junto ao Palácio do Governo, na capital, La Paz, quando faziam a cobertura de um protesto contra o referendo de 18 de Julho.

Os incidentes ocorreram quando os repórteres tentavam entrevistar um antigo oficial, David Vargas, que juntamente com um pequeno grupo de pessoas se manifestava contra o referendo sobre a política de hidrocarbonetos, previsto para 18 de Julho.

Segundo o portal brasileiro Vermelho, o mais atingido foi o repórter Alex Arias, da cadeia privada Gigavisión, que denunciou ter sido atacado por um oficial.

O secretário executivo da Federação dos Trabalhadores da Imprensa, Marcelo Arce, afirmou que questão foi superada, mas a organização vai instar o governo a tomar medidas para que não se repitam as agressões a jornalistas.

Alguns dias antes deste acidente, a Confederação dos Trabalhadores da Imprensa e a Associação (Colégio) Nacional de Jornalistas havia enviado uma dura carta ao presidente Mesa denunciando os frequentes ataques de que são alvo as fontes jornalísticas.

A Bolívia vive um período de grande tensão, com a sociedade dividida quanto à política governamental em matéria de hidrocarbonetos, que exclui a nacionalização imediata do gás e do petróleo.

Partilhe