Jornalistas afegãos ameaçados de morte

Uma série de ameaças, anónimas e das autoridades locais, está a afectar jornalistas da estação televisiva privada afegã Tolo TV, com sede em Cabul.

Sayed Sulaiman Ashna, veterano da Tolo TV e da Radio Arman e apresentador do programa noticioso “Tawdi Kharabari” (“Conversa Quente”), começou a receber ameaças por telefone depois de uma entrevista de 6 de Junho ao ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do governo talibã, Wakil Ahmad Mutawakil.

Pouco depois da emissão, começou a receber telefonemas anónimos em que o interlocutor lhe dizia conhecer a sua morada e o acusava de pertencer à CIA, ameaçando matá-lo. Noutras chamadas ordenavam-lhe que acabasse com o programa.

Massood Qiam, outro repórter da Tolo TV, responsável pelo programa de negócios “6:30 Report” revelou, por seu lado, que as autoridades locais o ameaçaram recentemente, tendo feito o mesmo a outros jornalistas do programa a partir do momento em que começaram a investigar negócios de terras suspeitos que envolvem a antiga família real.

Outro elemento da estação, Shakeb Isaar, apresentador de um popular programa de música, também enfrentou ameaças e agressões físicas e verbais, tendo-se mudado para junto das instalações da estação por questões de segurança, sobretudo depois de a apresentadora Shaima Rezayee, rosto do programa “Hop”, considerado muito ousado, ter aparecido morta na sua própria casa.

Partilhe