Jornalista uruguaio condenado por difamação

Um tribunal de Paysandú, no Uruguai, sentenciou o jornalista Carlos Dogliani a cinco meses de prisão com pena suspensa devido a quatro crimes de difamação contra dois elementos do governo local.

O alegado artigo difamatório foi publicado no semanário “El Regional” e dizia que o governador Alvaro Lamas e o seu assessor, Martin Etchebarne, tinham isentado um indivíduo do pagamento de impostos sem a devida autorização da agência reguladora.

Copmentando esta condenação, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) reafirmou a sua preocupação com as decisões judiciais relativas à liberdade de imprensa no Uruguai, já que têm “potencial para criar um ambiente de autocensura”.

“Embora respeitemos as decisões do tribunal, é preciso salientar que as deliberações de alguns juízes tentam limitar a investigação mais aprofundada de assuntos de interesse público, especialmente aqueles relativos aos governos, como acontece neste caso”, afirmou Gonzalo Marroquín, presidente do Comité para a Liberdade de Imprensa e de Informação da SIP.

Partilhe