Jornalista ucraniano vítima de agressão

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou no dia 28 ao governo da Ucrânia para que investigue o ataque de que foi alvo o jornalista Oleg Eltsov, em Kiev, de forma a apurar se a agressão tem a ver com a sua actividade profissional.

No passado dia 24 de Julho, Oleg Eltsov, director e jornalista de investigação da edição «on-line» Ukraine Criminality, foi atacado por dois indivíduos não identificados quando saía do seu apartamento em Kiev. Da agressão resultaram ferimentos graves que obrigaram à hospitalização de Oleg Eltsov.

As autoridades policiais estão a investigar o caso partindo do princípio de que se trata de uma acção de “hooliganismo”, mas há motivos para temer que sejam outras as motivações.

Oleg Eltsov é autor de vários artigos críticos sobre a actual situação política que se vive na Ucrânia, em especial no respeitante a casos de corrupção, tendo estado recentemente no centro das atenções devido a um controverso trabalho que efectuou a propósito de um alegado caso de suborno envolvendo um professor da Universidade de Kiev.

“O número de jornalistas atingidos no seu legítimo direito à liberdade de crítica está a ficar rapidamente fora de controlo na Ucrânia”, fez notar o secretário-geral da FIJ, Aidan White, o que levou a FIJ e a União Nacional de Jornalistas da Ucrânia a apelar para as autoridades no sentido de tomarem medidas que previnam casos futuros.

Desde o princípio do ano, foram já assassinados na Ucrânia, em circunstâncias desconhecidas, os jornalistas Serhiy Naboka e Vladimir Efremov.

Partilhe