Jornalista raptado no Nepal

Baikuntha Bhandari, co-editor da revista “Nepal Today”, foi raptado a 19 de Outubro por indivíduos não identificados quando estava na sua residência, em Dhumbarahai, Katmandu.

O diário “Nepal Samacharpatra” revelou que, a 18 de Outubro, o jornalista informou por telefone que seria morto se não fossem pagas 200 mil rupias nepalesas (cerca de 2500 euros).

A notícia surge numa altura em que representantes da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e de organizações de jornalistas da Índia, Nepal e Sri Lanka emitiram uma declaração sobre a situação crítica dos jornalistas no Nepal, a trabalhar sob ameaças e agressões de ambas as partes em conflito naquele país dos Himalaias.

De acordo com organizações locais, quarenta e dois jornalistas foram detidos desde a ruptura das conversações de paz, em Agosto passado. Destes, três foram condenados e cinco torturados. Além disso, um jornalista foi morto, dois raptados, enquanto muitos outros receberam ameaças de morte. Cinco jornalistas estão desaparecidos há ano e meio.

Face à gravidade da situação, a FIJ insiste na necessidade de garantir a liberdade de imprensa e lembra que os jornalistas não são parte do conflito, estando apenas a realizar o seu trabalho no sentido de assegurar o direito dos nepaleses à informação.

Partilhe