Jornalista radiofónico morto nas Filipinas

Eldy Sablas, comentador noticioso no programa “Singgit sa mga Lungsuranon” (“Grito do Povo”) na rádio DXJR-FM, foi alvejado mortalmente a 19 de Outubro na província de Surigao del Sur, no Sul da ilha de Mindanao, nas Filipinas.

Um atacante não identificado disparou três tiros cerca das 10 horas, quando Eldy Sablas saía de um supermercado na cidade de Tandag, 820 quilómetros a sudeste de Manila.

Jornalistas da região lembraram que o comentador era um crítico acérrimo do tráfico de droga e do jogo ilegal e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) está a tentar apurar se a morte de Eldy Sablas, também conhecido como Eldy Gabinales, está relacionada com o seu trabalho jornalístico.

Entretanto, Christopher Warren, presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), apelou a que o executivo filipino puna os criminosos e deixou no ar a pergunta: “Quantos jornalistas mais terão de morrer para que o governo das Filipinas realize mudanças concretas para assegurar a protecção desta classe?”

Partilhe