Jornalista preso há dez anos sem ter passado pelo tribunal

O ruandês Dominique Makeli, que trabalhava na Radio Rwanda, está preso desde 18 de Setembro de 1994, sem nunca ter sido chamado a tribunal, recordou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), exigindo a libertação do jornalista.

Actualmente detido na prisão central de Kigali, capital do país, Dominique Makeli foi acusado em Outubro de 2001 de incitar ao genocídio, por ter dito “o pai está no céu”, durante a cobertura do alegado aparecimento da Virgem em Kibeho, em Maio de 1994.

Para o procurador, no contexto em que a frase foi dita, o seu significado seria “o presidente Habyarimana está no céu” e teria sido interpretada como mensagem de apoio ao governante e, consequentemente, à sua política de extermínio dos tutsis.

A RSF analisou uma cópia do programa e reproduziu-o para ruandeses que estavam no país aquando do genocídio, sendo que nenhum deles considerou que o jornalista estivesse a fomentar o ódio.

“As autoridades de Kigali estão sempre a gabar-se do seu apoio à democracia, mas não se parecem preocupar com as ameaças aos jornalistas cujas reportagens consideram irritantes”, afirma a organização, acrescentando que a libertação de Dominique Makeli representaria “um forte sinal de boa fé” do governo ruandês.

Partilhe