Jornalista peruano foge após ameaças de morte

O jornalista Miguel Carpio, da Radio Marginal e da televisão local Frecuencia 5, de Tocache, no Peru, viu-se forçado a fugir da cidade a 5 de Abril, após ameaças de morte por parte de cultivadores de coca.

Produtor e apresentador do programa “El Informe”, na Frecuencia 5, Miguel Carpio cobriu uma reunião pública de cultivadores de coca a 14 de Novembro, a qual foi transmitida na íntegra quatro dias depois.

Porém, numa conferência de imprensa a 27 de Fevereiro, o primeiro-ministro Carlos Ferrero mostrou uma parte da reportagem da Frecuencia 5 – na qual a vice-líder dos cultivadores de coca, Nancy Obregón, reconhecia que muita da coca acabava por ser usada para produção e tráfico de cocaína –, dizendo que havia recebido as referidas imagens dos serviços secretos.

Sentindo-se insultados pela ligação implícita ao narcotráfico, os cultivadores de coca acusaram Miguel Carpio de os difamar e de ser um agente secreto a soldo do governo, apesar do jornalista garantir que nunca distribuiu ou vendeu cópias da reportagem.

Perante este caso, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou um apelo à calma aos líderes dos cultivadores de coca, instando-os a “distinguir entre o trabalho de um jornalista e o uso que outros fazem desse trabalho”.

Partilhe