Jornalista no Peru condenado por difamação

O jornalista radiofónico Luis Aguirre Pastor foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa por alegada difamação, o que está a motivar os protestos da organização peruana para a liberdade de imprensa Instituto Prensa y Sociedad(IPYS), que tem o apoio da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Além da pena de prisão, o jornalista encontra-se também impedido de exercer, sob a alegação de não ter formação superior compatível, o que levou já a RSF a considerar o veredicto “desproporcionado” face ao suposto crime do repórter.

Luis Aguirre Pastor, que trabalhava como jornalista para a estação regional La Voz de Madre de Dios, costumava criticar o envolvimento de autoridades locais nos negócios ilegais dos madeireiros e no tráfico de ouro na região amazónica de Madre de Dios.

Na sequência de uma queixa por difamação e insulto, a 19 de Setembro de 2003 o jornalista foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa e recebeu ordem para deixar de exercer a sua profissão por falta de formação adequada, sentença que viria a ser confirmada pelo tribunal de recurso a 4 de Fevereiro de 2005.

Em reacção, a 18 de Fevereiro a organização IPYS solicitou protecção ao repórter, que se encontra encerrado em casa, sem trabalho e sujeito a eventuais represálias.

Luis Aguirre Pastor é o segundo jornalista a ter um pesada sentença por difamação desde o início do ano, pois, a 19 de Janeiro, Julio Jara Ladrón de Guevara, editor do diário “El Comercio”, também foi condenado a um ano de prisão com pena suspensa.

Partilhe