Jornalista mexicano desaparecido

Rodolfo Rincón Taracena, jornalista do diário regional “Tabasco Hoy”, desapareceu a 20 de Janeiro em Villahermosa, no sudeste do México, pouco depois de ter publicado um artigo sobre narcotráfico e escrito outro sobre assaltos a multibancos.

O jornalista foi visto pela última vez às 19 horas desse dia, quando saiu da redacção dizendo que não demorava, tendo a família e o jornal comunicado o desaparecimento de Rodolfo Rincón Taracena às autoridades a 23 de Janeiro.

O teor dos últimos artigos escritos por Rincón levam a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) a suspeitar que o desaparecimento se possa dever a represálias dos visados nas peças jornalísticas, pelo que instaram as autoridades mexicanas a investigar o caso, a localizar o jornalista e a trazê-lo para um lugar seguro.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), existem dois outros casos de profissionais desaparecidos no México: o jornalista do diário “Zócalo” Rafael Ortiz Martínez, desde 8 de Julho de 2006, e o repórter de crime do “El Imparcial” Alfredo Jiménez Mota, desde 2 de Abril de 2005.

Partilhe