Jornalista mexicano assassinado

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lamenta o assassinato de Norberto Miranda Madrid, director da página web da rádio Visión, México, e alerta para a violência que invadiu as próprias redacções dos média no país.

Miranda – um jornalista que escrevia sobre questões de segurança – foi virtualmente executado à bala a 24 de Setembro, em plena redacção do seu órgão de comunicação, na povoação de Casas Grandes, na fronteira com os EUA, por um comando de cinco homens armados.

“Repudiamos este novo crime contra os jornalistas mexicanos e exigimos das autoridades plenas garantias para que os nossos colegas possam exercer a sua actividade profissional com respeito e segurança para as suas vidas”, disse Gregorio Salazar, Director da Secção Regional da FIJ para a América Latina.

Para Salazar, quando um jornalista é assassinado no seu posto de trabalho isso significa que praticamente já não há nenhum lugar seguro para desempenhar a sua actividade. “Quem vive sob terror, como acontece no México devido à acção criminosa dos grupos de deliquentes e de narcotraficantes, não vive em democracia”, afirmou.

Partilhe