Jornalista mexicano alvo de ameaças

Juan Torres, correspondente do jornal mexicano “Noroeste” em Escuinapa, no estado de Sinaloa, foi ameaçado de morte por três homens que, a 14 de Dezembro, interpelaram o filho do jornalista à porta de casa dizendo que “tinham lido o artigo” do pai e que “o iam silenciar”.

A direcção do “Noroeste” pediu de imediato a intervenção das autoridades, que a 16 de Dezembro decidiram conceder protecção policial ao jornalista e respectiva família.

Segundo o procurador geral do Estado, Oscar Fidel González, os investigadores suspeitam que existe uma relação entre as ameaças recebidas por Juan Torres e o assassinato do fotógrafo Gregorio Rodríguez Hernández, ocorrido a 28 de Novembro.

Também a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que este caso deve ser levado bastante a sério, pelo que apelou às autoridades para que procedam a uma investigação o mais depressa possível.

No artigo que motivou a ameaça, Juan Torres afirma que o presidente da Câmara de Escuinapa preferia não falar sobre as ligações entre o antigo chefe da polícia, Abel Enrique Zavala, e traficantes de drogas, uma suspeita já antes levantada por outros jornais, que dizem existir fotos do polícia com o assassino contratado Antonio Frausto Ocampo, ligado a cartéis de narcotráfico e principal suspeito da morte de Gregorio Rodríguez Hernández.

Partilhe