Jornalista iraquiana libertada após detenção ilegal

A jornalista iraquiana Kalchan Al-Bayati, colaboradora freelance do diário “Al-Hayat”, foi libertada condicionalmente a 17 de Outubro, depois de ter estado detida ilegalmente durante um mês por forças de segurança iraquianas.

Depois de ter sido detida uma primeira vez a 11 de Setembro e libertada dois dias mais tarde, após ter sido interrogada acerca das suas ligações a grupos armados, Kalchan Al-Bayati voltou a ser detida a 20 de Setembro, aquando do seu regresso ao quartel-general das forças de segurança de Tikrit para recuperar o equipamento informático que lhe tinham confiscado na ocasião anterior.

A actual liberdade condicional da jornalista – conhecida pelas suas críticas à ocupação norte-americana do Iraque – inclui termos como a proibição de abandonar o país até ordem em contrário, uma vez que as autoridades continuam a investigar a sua ligação a grupos armados.

“Enquanto a investigação continuar, ela arrisca-se a ser novamente presa a qualquer momento”, afirma a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), instando as autoridades competentes a abandonarem o caso contra a jornalista ou a apresentarem provas concretas da sua culpa.

Partilhe