Jornalista indonésio morto em ofensiva militar

Uma ofensiva militar do exército indonésio contra o Gerakan Aceh Merdeka (GAM), movimento de libertação de Aceh, procovou a morte de Ersa Siregar, repórter que se encontrava refém do grupo separatista desde 29 de Junho. O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) solicitou uma investigação completa ao caso.

O cadáver do jornalista, de 52 anos, foi encontrado a 29 de Dezembro, após os combates, junto ao de um guerrilheiro rebelde. Quanto a Fery Santoro, o repórter de imagem do canal televisivo Rajawali Citra Televisi (RCTI), que acompanhava Ersa Siregar e que também foi raptado pelo GAM em Junho, continua desaparecido.

Recorde-se que, há pouco mais de uma semana, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) enviou uma carta à presidente indonésia, Megawati Sukarnoputri, exigindo que o exército permitisse a livre circulação de organizações de direitos humanos na região de Aceh, dado que esse era o único obstáculo à concretização de um acordo feito a 19 de Agosto entre a FIJ e o GAM para a libertação dos jornalistas reféns.

Partilhe