Jornalista impedido de sair do Nepal

O jornalista nepalês Kanak Mani Dixit, do quinzenário “Himal Khabarpatrika”, foi impedido de sair do país a 6 de Maio, para assistir a uma conferência em Colombo, capital do Sri Lanka.

Segundo a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Kanak Mani Dixit terá sido a primeira pessoa a ser impedida de sair do país desde que o estado de emergência foi levantado no final de Abril.

Além deste caso, a FIJ destaca ainda uma acusação formal do exército nepalês contra o jornalista Phanindra Silwal, da Nepal 1 TV, por alegada colaboração num ataque maoísta que matou três soldados a 16 de Novembro de 2004.

Apesar do repórter daquela estação televisiva privada ter ajudado um soldado que escapou com vida ao ataque, o exército decidiu acusar Phanindra Silwal de colaboração com os maoístas porque este apenas difundiu imagens do soldado libertado e não dos três outros que foram mortos.

Por fim, a FIJ demonstrou-se preocupada com declarações proferidas a 7 de Maio pelo ministro nepalês da Educação e Desporto, Radhakrishna Mainali, nas quais este revelou que o governo está a preparar-se para proibir permanentemente as notícias políticas nas rádios FM do país.

Para o ministro “as rádios FM não têm o direito de transmitir notícias políticas” e devem trabalhar antes na promoção da arte e da cultura.

Partilhe