Jornalista Graça Rosendo vence prémio Sais

A jornalista do «Expresso», Graça Rosendo, foi a vencedora do Prémio Português de Incentivo ao Jornalismo de Investigação, instituído pela Novartis com o apoio do Sindicato dos Jornalistas. A reportagem premiada intitula-se «Cabinda à Margem de Angola» e foi publicada na revista daquele semanário, a 7 de Abril de 2001.

A reportagem sobre a realidade do povo do enclave de Cabinda e a luta desta pela independência foi eleita por unanimidade pelo júri do Prémio SAIS, composto Oscar Mascarenhas, Pedro Andersson e Pedro Luiz de Castro.

Esta foi a terceira edição do prémio SAIS, que tem por objectivo estimular a publicação de trabalhos de investigação jornalística com vista a uma posterior divulgação internacional.

O jornalista Miguel Braga, da TVI, venceu este prémio no ano transacto, com um trabalho sobre as favelas do Brasil mostrando a realidade dos contrastes num país de sonho e de paisagens exóticas com graves problemas de sobrevivência social de uma grande parte da população brasileira.

A iniciativa que está aberta a todos os jornalistas de

nacionalidade portuguesa, que sejam possuidores de carteira profissional, cujos trabalhos jornalísticos sejam difundidos em

qualquer órgão de comunicação social entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro do ano em referência e abordem um tema de interesse internacional escolhido pelo jornalista.

Partilhe