Jornalista francesa expulsa do Iraque

Anne-Sophie Le Mauff, repórter francesa a trabalhar no Iraque há mais de um ano, recebeu ordem para abandonar o país, alegadamente por questões de segurança e por pressão do governo francês.

Três representantes do ministro do Interior do Iraque interrogaram a jornalista na sua casa em Bagdade e informaram-na de que receberia a ordem de expulsão a 22 de Junho. Antes, a repórter já havia recebido uma carta do embaixador francês, Bernard Bajolet, a pedir-lhe que abandonasse o país.

Anne-Sophie Le Mauff trabalha para o jornal belga “Le Soir”, para os diários franceses “L’Humanité” e “Sud-Ouest” e colabora com as estações Radio Monte-Carlo, Radio Vatican e Radio Canada.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), considerando embora compreensível a preocupação do governo francês após o caso de Florence Aubenas, adverte que as autoridades não devem interferir com o trabalho dos jornalistas, pois é a estes que cabe a decisão de permanecer ou abandonar o terreno em caso de conflito.

A FIJ apela ainda a que as Nações Unidas, a União Europeia e o governo do Iraque dêem prioridade à situação dos jornalistas a trabalhar naquele país.

Partilhe