Jornalista europeu morto no Iraque

Uma explosão nos arredores de Bagdade matou um jornalista europeu que seguia integrado num contingente militar norte-americano, num domingo sangrento em que vários atentados provocaram dezenas de mortos entre a população civil iraquiana e mataram uma dúzia de militares dos EUA.

O profissional atingido mortalmente foi o fotógrafo russo Dmitry Chebotayev, tendo a informação sido já confirmada pelo embaixador russo no Iraque, Vladimir Chamov.

Além deste ataque mortal para um companheiro de profissão, há a registar a morte de um funcionário da Radio Dijla na quinta-feira, 3 de Maio, quando dezenas de homens armados invadiram as instalações da emissora no bairro de Jamia, em Bagdade, e dispararam sobre os trabalhadores.

De acordo com declarações do director interino da estação, Karim Yussef, ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), o ataque contra a rádio provocou ainda dois feridos, foi precedido por uma tentativa de sequestro de quatro funcionários da emissora e causou estragos consideráveis nos equipamentos da Radio Dijla.

Partilhe