Jornalista espancado pela polícia em Angola

Um jornalista da agência angolana ANGOP foi espancado e detido pela Polícia de Investigação Criminal em Saurimo, Lunda-Sul, quando se encontrava no exercício das suas funções profissionais, revelou o “Jornal de Angola”, no dia 13, citado pelo sítio Notícias Lusófonas.

Domingos Pedro foi o terceiro jornalista agredido por elementos das autoridades oficiais de Angola nas últimas semanas. O repórter da delegação de Agência de Notícias de Angola (ANGOP) na província de Lunda-Sul recolhia elementos sobre um homicídio nos arredores de Saurimo e encontrava-se no local onde foi descoberto o cadáver quando os elementos da Polícia de Investigação Criminal o interpelaram.

Apesar de ter exibido a documentação profissional, Domingos Pedro foi interrogado e agredido pelos membros da polícia.

“Tiraram-me de forma compulsiva o passe e uma agenda onde fazia registos, e sob ordem de um dos intervenientes, fui empurrado para o interior de um carro e ao mesmo tempo, já com a camisa rasgada, fui violentamente espancado, tendo de seguida sido encarcerado durante 14 horas numa cela”, afirmou Domingos Pedro, em declarações reproduzidas no “Jornal de Angola”.

Os dois outros casos de agressões a jornalistas ocorreram na zona de Luanda. Um elemento de uma equipa de reportagem da Televisão Pública de Angola (TPA) foi espancado por agentes da Polícia Nacional durante um acontecimento desportivo, quando cobria um protesto de populares contra a federação de futebol.

Posteriormente, outra equipa da TPA seria agredida por elementos das autoridades de fiscalização do governo provincial de Luanda, ao tentar captar imagens de uma operação de repressão ao comércio clandestino, no Mercado de S. Paulo.

O comando da Polícia Nacional e o governo provincial lamentaram as agressões e comprometeram-se a punir os responsáveis pelas agressões.

Partilhe