Jornalista do Koweit condenado a um ano de prisão

O jornalista e escritor koweitiano Yasser al-Habib foi condenado, a 20 de Janeiro de 2004, a um ano de prisão por “questionar a conduta e integridade de alguns dos ‘companheiros’ do profeta” numa das suas palestras, denunciou o Comité para os Escritores na Prisão do PEN Internacional.

A palestra em causa foi dedicada à história islâmica e ouvida por uma ou duas dezenas de pessoas num ambiente fechado. Ao que tudo indica, a investigação de Yasser al-Habib sobre o tema refere muitos textos Wahhabi, o que terá enfurecido grupos fundamentalistas Wahhabi, que usaram a sua influência para que fosse aplicado o castigo máximo ao jornalista.

Além disso, segundo o Comité para os Escritores na Prisão, desde que foi detido a 30 de Novembro de 2003, o jornalista do mensário “al-Menbar” foi aparentemente sujeito a violentos ataques de reclusos Wahhabi.

O Comité para os Escritores na Prisão espera que este seja um dos casos amnistiados pelo emir Jaber al-Ahmed al-Sabah a 25 de Fevereiro, Dia Nacional do Koweit.

Partilhe