Jornalista do Bangladesh ameaçado com pena capital

O Departamento de Investigação Criminal do Bangladesh divulgou, a 13 de Fevereiro, um rol de acusações contra Salah Uddin Shoaib Choudhury, o que é visto como um primeiro passo para que o jornalista seja julgado por subversão, podendo ser mesmo condenado à morte.

Salah Choudhury, editor do semanário “Blitz”, está preso desde Novembro de 2003, tendo sido detido quando se deslocava para Israel a fim de participar numa conferência da Associação de Escritores Hebreus. Como o Bangladesh não tem relações diplomáticas com Israel, viajar para aquele país é considerado ilegal.

O jornalista começou por ser acusado de ilegalidades relativas ao seu passaporte, que depois foram retiradas, mas, em Fevereiro de 2004, foi formalmente acusado de subversão, tendo sido apresentados como comprovativos alguns artigos que Salah Choudhury escrevera acerca do aumento do fundamentalismo no Bangladesh.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas mostra-se seriamente preocupado com este caso e, lembrando que o jornalista está preso há 14 meses, apela às autoridades do Bangladesh para que retirem as acusações e libertem Salah Choudhury.

Partilhe