Jornalista detido no Kuwait por alegada subversão

O jornalista e advogado kuwaitiano Mohamed Abdel Qader Al-Jassem está detido desde 16 de Maio na prisão da capital do Kuwait por alegada subversão, sendo o primeiro jornalista a ser preso por exercer o seu direito à liberdade de imprensa naquele país do Médio Oriente, de acordo com a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Detido a 11 de Maio por agentes dos serviços de segurança kuwaitianos, Al-Jassem foi interrogado acerca dos artigos que publicou no seu sítio e ficará detido na principal prisão de Kuwait City até 5 de Junho, data em que está previsto comparecer perante o tribunal.

“O caso de Al-Jassem é uma ameaça arrepiante à liberdade de imprensa num país que é considerado progressista na região. O uso de tribunais para resolver disputas de média abre a porta à censura e à intromissão política nos assuntos dos jornalistas”, afirmou Aidan White, secretário-geral da FIJ, frisando que só a libertação imediata do jornalista provará o empenho das autoridades do Kuwait para com a liberdade de imprensa.

Partilhe