Jornalista detido na Mauritânia por entrevistar escrava

Três pessoas, entre as quais o jornalista freelance Mohamed Lemine Ould Mahmoudi, foram detidas a 13 de Março em Mederdra, no sudoeste da Mauritânia, após uma entrevista a uma escrava que fugiu aos seus “mestres”.

A mulher em causa, Jabhallah Mint Mohamed, fugiu da casa onde servia e apresentou queixa na polícia por maus tratos, tendo depois sido encaminhada pelas autoridades de novo para os seus “mestres”, na localidade de Abokak, e posteriormente reinstalada numa localidade vizinha, na companhia dos dois filhos e do marido.

O caso foi denunciado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), com base em informações da organização mauritana SOS Esclaves, uma entidade que tenta combater a escravatura que ainda existe naquele país africano, apesar de oficialmente abolida em 1981.

Perante a ausência de justificações para a detenção do jornalista, a RSF declarou que “esta violação ao direito à informação mostra mais uma vez a vontade de repressão das autoridades mauritanas que, embaraçadas pela mensagem, enviam a polícia para punir o mensageiro”.

Partilhe